Análise: Atsumete! Kirby
- PONTOS POSITIVOS
- Visual colorido
- Controles e fases criativas
- Muitos extras
- PONTOS NEGATIVOS
- Controle da câmera
CONSIDERAÇÕES
"Kirby Mass Attack" exala aquele tipo de criatividade e carisma que tanto agradou no início da vida do Nintendo DS, com cartuchos divertidos, a exemplo de "Yoshi Touch & Go" e tantos outros. Apesar da câmera um pouco chata, a mecânica de jogo é extremamente divertida, o visual sensacional e ainda há conteúdo extra de sobra para se divertir por muitas horas - e depois ainda ter vontade de jogar de novo as fases.
INTRODUÇÃO
Chega a ser uma situação irônica. Enquanto no 3DS a Nintendo insiste em apostar em releituras levemente maquiadas de clássicos do passado - como fez com "Zelda: Ocarina of Time" e "StarFox 64" - no bom e velho DS a produtora mantém a criatividade e ousadia em alta, a exemplo deste "Kirby Mass Attack".
Com visual colorido e ótimas animações, o game revitaliza a fórmula da série utilizando apenas controles pela tela de toque e um batalhão de até dez Kirbys andando pela tela, pulando e atacando inimigos.
Com visual colorido e ótimas animações, o game revitaliza a fórmula da série utilizando apenas controles pela tela de toque e um batalhão de até dez Kirbys andando pela tela, pulando e atacando inimigos.
PONTOS POSITIVOS
- Visual colorido
- Controles e fases criativas
- Muitos extras
Os games da série "Kirby" sempre apresentaram um bonito visual e "Mass Attack" não foge à regra. O trabalho em 2D feito aqui é de primeira linha, com personagens cheios de animações detalhadas, cenários vivos e cheios de elementos e um design caprichado, como a Nintendo sabe tão bem fazer.
A mecânica de "Mass Attack" envolve controlar um grupo de até dez Kirbys simultaneamente, tudo por meio da tela de toque. Basta apontar a direção a seguir ou clicar no inimigo ou objeto que quer interagir para os Kirbys obedecerem prontamente.
Da maneira como as fases se apresentam, isso dá vez para um monte de situações criativas e divertidas, como batalhas épicas contra macacos, Kirbys sendo arremessados por canhões (bem ao estilo "Donkey Kong country") e um monte de passagens secretas e itens para vasculhar e colecionar. Vale o mesmo para os embates contra chefões, cada um com estilos bem peculiares para serem batidos.
Da maneira como as fases se apresentam, isso dá vez para um monte de situações criativas e divertidas, como batalhas épicas contra macacos, Kirbys sendo arremessados por canhões (bem ao estilo "Donkey Kong country") e um monte de passagens secretas e itens para vasculhar e colecionar. Vale o mesmo para os embates contra chefões, cada um com estilos bem peculiares para serem batidos.
Não bastassem as fases de "Mass Attack" serem bem extensas, o game ainda possui uma infinidade de conteúdo extra para desbloquear, como minigames simples, mas absurdamente divertidos que usam muito bem a tela de toque do Nintendo DS.
Além disso, o cartucho apresenta também uma lista interna de conquistas para desbloquear, o que ajuda a sempre ter um objetivo em vista para cumprir nas fases e dá um belo incentivo para voltar a níveis já batidos só para conseguir um "achievement" novo.
Além disso, o cartucho apresenta também uma lista interna de conquistas para desbloquear, o que ajuda a sempre ter um objetivo em vista para cumprir nas fases e dá um belo incentivo para voltar a níveis já batidos só para conseguir um "achievement" novo.
PONTOS NEGATIVOS
- Controle da câmera
Dentre todas as qualidades de "Mass Attack", uma falha acaba aparecendo até demais: o controle de câmera. Com o batalhão completo de uma dezena de Kirbys, cerca de metade da tela fica ocupada por eles, tornando difícil ver exatamente o vem pela frente.
O ruim é que o jogo por vezes exige esse tipo de planejamento, que você esteja pronto para reagir aos desafios, mas geralmente não permite visualizar isso de maneira eficiente. Pior ainda, caso queira voltar na fases, andando para o lado oposto, a câmera ajuda menos ainda.
Talvez, um esquema de controlar a câmera pelo direcional do DS - visto que tudo é controlado pela tela de toque - tornasse esse aspecto bem menos frustrante.
O ruim é que o jogo por vezes exige esse tipo de planejamento, que você esteja pronto para reagir aos desafios, mas geralmente não permite visualizar isso de maneira eficiente. Pior ainda, caso queira voltar na fases, andando para o lado oposto, a câmera ajuda menos ainda.
Talvez, um esquema de controlar a câmera pelo direcional do DS - visto que tudo é controlado pela tela de toque - tornasse esse aspecto bem menos frustrante.
Prévia: Atsumete! Kirby
A série “Kirby” sempre divertiu os fãs com seu esférico personagem rosa que atravessa fases de plataforma 2D com ação e elementos de quebra-cabeças. Mas em “Kirby Mass Attack” eles não vão mais controlar uma bolinha rosa de braços curtos e sapatos vermelhos. Vão controlar dez.
No começo desse jogo para DS, um feiticeiro maligno divide Kirby em 10 pedaços, que precisa embarcar em uma jornada para recuperar a sua forma original. Isso permite ao jogador controlar uma massa de Kirbys com a caneta stylus, criando oportunidades criativas de brincar com a fórmula da série. Uma raiz pode ser forte demais para Kirby arrancar, por exemplo, mas quando diversos se unem eles tem sucesso, revelando uma nova passagem. Ou um chefão maior finalmente sucumbe depois do ataque de uma dezena de Kirbys por todo o seu corpo.
Os jogadores também têm diversas formas de controlar o seu exército de criaturinhas com a caneta do portátil da Nintendo. Uma riscada rápida faz um Kirby individual sair voando, enquanto é possível criar uma debandada de Kirbys tocando repetidamente no destino.
Minigames sempre foram uma tradição da franquia, e “Kirby Mass Attack” promete trazer até trechos de shoot’em up entre as fases principais, além de diversas medalhas colecionáveis escondidas para estimular a exploração e powerups para formar Kirbys gigantes ou invencíveis. “Kirby Mass Attack” tem previsão de lançamento para 19 de setembro.
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