Portal 2
Portal 2 | |||||
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Desenvolvedora | Valve Corporation | ||||
Publicadora(s) | Valve Corporation Microsoft Game Studios(XBLA) | ||||
Distribuidora | Electronic Arts (venda) Steam (online) | ||||
Diretor | Joshua Weier | ||||
Produtor | Gabe Newell | ||||
Escritor(es) | Erik Wolpaw Jay Pinkerton Chet Faliszek | ||||
Compositor(es) | Mike Morasky Jonathan Coulton ("Want You Gone") The National ("Exile Vilify") | ||||
Artista | Jeremy Bennett Randy Lundeen (diretores de arte) | ||||
Motor | Source engine | ||||
Plataforma(s) | Microsoft Windows,Xbox 360, PlayStation 3,Mac | ||||
Série | Half-Life | ||||
Data(s) de lançamento |
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Gênero(s) | Puzzle, FPS, ficção científica | ||||
Modos de jogo | single-player cooperativo | ||||
Número de jogadores | 1-2 | ||||
Classificação | |||||
Mídia | Download Digital, DVD, Blu-Ray | ||||
Requisitos mínimos | Windows XP, Vista e 7 Processador: 3.0 GHz P4, Dual Core 2.0 (ou superior) ou AMD64X2 (ou superior) RAM 1GB XP/ 2GB Vista Disco Rígido 7,6 GB de espaço VRAM 128 MB Placa de vídeo: NVIDIA 7600 / ATI X800 DirectX 9 Mac OS X 10.6.6 ou superior Processador Intel Core Duo (2GHz ou superior) RAM 2 GB Disco Rígido 7,6 GB de espaço Placa de Vídeo ATI Radeon 2400 ou superior / NVIDIA 8600M ou superior | ||||
Controles | teclado, mouse, Dualshock 3, gamepad | ||||
Idioma | Inglês, Francês, Alemão,Espanhol, Russo | ||||
Traduções | Tcheco, Dinamarquês,Holandês, Finlandês,Húngaro, Italiano, Japonês,Coreano, Norueguês,Polonês, Português,Romeno, Chinês Simplificado, Sueco,Tailandês, Chinês Tradicional, Turco | ||||
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Portal é um jogo de ação/puzzle em primeira pessoa desenvolvido pela Valve Corporation. Portal 2 origina-se da premiada fórmula de jogabilidade, história e música inovadoras que rendeu ao Portal original mais de 70 prêmios da indústria e criou uma legião cultural.
A parte para um jogador de Portal 2 introduz uma gama de novas personagens dinâmicas, vários novos elementos de quebra-cabeças e um maior número de desafiadoras câmaras de teste. Os jogadores explorarão áreas nunca vistas antes dos Laboratórios da Aperture Science e reencontrarão GLaDOS, a companheira robótica com certa tendência assassina que os guiou no jogo original.
O modo cooperativo para dois jogadores oferece uma campanha distinta com história, câmaras de teste e duas novas personagens jogáveis únicas. Este novo modo força os jogadores a reconsiderar tudo que pensavam que sabiam sobre portais. O sucesso exigirá que não somente ajam cooperativamente, mas que pensem cooperativamente.
Desenvolvimento
Após o sucesso de Portal, Valve decidiu fazer Portal 2 como um produto independente (standalone), parcialmente devido à pressão dos outros desenvolvedores dentro da Valve que queriam trabalhar em uma "marca" Portal.2 O trabalho começou quase que imediatamente após o lançamento de Portal.3 A Valve usou mais recursos para o desenvolvimento de Portal 2 do que para o primeiro jogo; Portal teve uma equipe de sete ou oito pessoas, enquanto que Portal 2 teve uma equipe de 30 ou 40.3 4 A equipe inicial de quatro pessoas foi expandida em subgrupos para desenvolver a mecânica do jogo e o enredo. De acordo com Erik Wolpaw, algumas pessoas de Portal 2 trabalharam em Left 4 Dead por algum momento e depois retornaram.5 Kim Swift, designer de Portal, deixou a Valve pela Airtight Games no meio do desenvolvimento de Portal 2.6
Jogabilidade
Em Portal 2, o jogador controla a protagonista, Chell, de uma perspectiva de primeira-pessoa durante o seu desafio de passar por uma série de salas usando a "Aperture Science Handheld Portal Device" ("ASHPD" ou "Portal Gun"; em português, "Arma de Portais"). A Arma de Portais é capaz de criar dois fins distintos de portais, um laranja e um azul. Os portais criam uma conexão visual e física entre dois locais diferentes no espaço tridimensional. Um portal é a entrada e/ou saída do outro portal, e vice-versa; todos os objetos que passam por um portal irão sair pelo outro. Um aspecto importante da física do jogo é o "redirecionamento do movimento linear". Isto faz com que um objeto que passa por um portal saia na mesma direção e da mesma maneira pelo outro portal. Isto faz com que seja possível pular em um portal e emergir movendo-se em direções diferentes pela sala. Por exemplo, uma manobra comum é pular em um portal que está no chão e emergir pelo outro pela parede, sobrevoando uma fenda ou outro obstáculo (vide ilustração). Isto permite que o jogador lance objetos ou a própria Chell em grandes distâncias, ambos vertical e horizontalmente, o que é referido pela Valve como "flinging" (em português, "arremesso"). Se os portais não estão em planos paralelos, o personagem quando passa por eles é reorientado para sair de pé, sempre respeitando a gravidade após sua saída.
Chell e todos os outros objetos móveis no jogo podem passar pelos portais. Contudo, um tiro de um portal não passa por um portal aberto; o tiro simplesmente falhará ou resultará num portal criado em uma posição desalinhada. Se um portal da mesma cor de um já existente for criado, o portal anterior será destruído. Objetos móveis, vidro, superfícies especiais, líquidos ou áreas que são muito pequenas não irão acomodar portais. Chell é por vezes provida com cubos que ela pode carregar e usar para subir em cima ou para colocar sobre grandes botões que abrem portas ou ativam mecanismos. No fim de cada nível e durante alguns deles, existe um campo de partículas que, após atravessado, fecha quaisquer portais antes abertos e desintegram qualquer objeto levado. Esse campo de partículas é chamado de grelha de emancipação. Tais campos também bloqueiam quaisquer tiros de portais.
Enredo
Chell continua sendo a protagonista, logo após os acontecimentos de Portal, no qual ela destrói GLaDOS, após isso Chell é vista caída fora da aperture science e sendo arrastada provavelmente pelo drone que seria designado para dar o bolo à Chell. De acordo com a HQ de portal (Rato de Laboratorio) Chell foi colocada em uma câmara de relaxamento prolongado, mas com o destruição de GLaDOS a aperture science estava sem energia o que causaria a morte de Chell então o doutor Doug Rattmann, um dos poucos sobreviventes àGLaDOS, coloca a câmara de Chell na energia auxiliar, mas isso deixaria Chell naquele estado por tempo indeterminado, após um tempo (não informado no game) a energia auxiliar acaba, forçando Chell à acordar, a partir daí o jogo se inicia. E antes de acabar com a energia, o jogo tem um pequeno tutorial que te ensina a pular, andar e outras coisas, no jogo isso era para ver se Chell não perdeu sua consciência. Logo após esse pequeno tutorial você conhece Wheatley, um núcleo que tem o objetivo de não deixar GLaDOS muito inteligente, tentando evitar a reviravolta de criar algo que pudesse matar Chell. Você conhece Wheatley na mesma sala de tutorial, onde ele te leva para onde você começaria o jogo e sua aventura em Portal 2.
Portal e Portal 2 fazem parte do universo da série Half-Life. Portal ocorre depois de Half-Life, e antes do jogo Half-Life 2,7 e Portal 2 muito tempo depois de seu antecessor.(e provavelmente após o jogo Half-life 28 ).
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